Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica para Enfermagem

Proposta do Curso

As cardiopatias congênitas submetem crianças a situações que podem oferecer risco à vida. A sobrevivência dos pacientes e/ou a minimização das sequelas decorrentes destas condições dependem da adequada atuação de uma equipe capacitada, com treinamento específico, passando, necessariamente, pelo reconhecimento precoce das cardiopatias, seguido da adoção de medidas propedêuticas e terapêuticas precisas e essenciais.

A atuação do enfermeiro abrange o diagnóstico de enfermagem dentro do diagnóstico clínico ou cirúrgico em uma situação eletiva ou que necessite de atendimento imediato. Sua atuação está inserida desde os cuidados pré-hospitalares até o atendimento hospitalar, requerendo conhecimentos de várias áreas, visando limitar a morbidade e a mortalidade nestes pacientes. Envolve conhecimento e reconhecimento adequados dos diversos quadros que podem se apresentar programando, então, cuidados específicos bem estabelecidos.

A especialização Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica para Enfermagem qualificará profissionais graduados em enfermagem, habilitando-os para o desempenho de atividades de assistência, ensino e pesquisa em uma perspectiva interdisciplinar para uma atuação mais eficiente na promoção da saúde, nos aspectos preventivos, curativos, comunitários e de reabilitação no âmbito hospitalar, com vistas ainda na diminuição do período de internação.

As aulas teóricas remotas serão ministradas pelos profissionais da liderança interdisciplinar atuantes na CardioPedBrasil – Centro do Coração da Criança de São José do Rio Preto. O curso também conta com a parceria internacional de equipe multiprofissional da Mayo Clinic, Children’s Hospital and Clinics of Minneapolis, Boston Children’s Hospital e Seattle Children’s Hospital – EUA, viabilizada pela Fundação Americana Children´s HeartLink.

As aulas práticas serão acompanhadas por enfermeiros e profissionais médicos da CardioPedBrasil atuantes nas diversas áreas de diagnóstico, tratamento e acompanhamento ao paciente portador de cardiopatia congênita.

 

Público - Alvo

Graduados em Enfermagem. 

 

Objetivos

Especializar enfermeiros na área da Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica, habilitando-os para o desempenho de atividades de assistência, ensino e pesquisa relacionada ao paciente portador de cardiopatias congênitas, em uma perspectiva multiprofissional. 

 

Disciplinas

  • Anatomia e Fisiologia Cardiovascular e Respiratória

  • Métodos Diagnósticos

  • Classificação Didática das Cardiopatias Congênitas

  • Tratamento Cirúrgico e Hemodinâmico

  • Assistência de Enfermagem com Enfoque Interdisciplinar

  • Repercussões e Emergências Clínicas e Cirúrgicas

  • Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

  • Atividades Práticas

  • Metodologia Científica

 

Acesse o Cadastro de Interesse do curso.

 

Esse site utiliza cookies

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários. Ao utilizar nosso site você aceita nossa política interna.