Residência Cardiologia Pediátrica
PRÓXIMAS VAGAS PREVISTAS PARA MARÇO DE 2023.
Informaremos nas nossas Redes Sociais e nesse Portal quando novas inscrições estiverem disponíveis.
A Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FAMERP) é uma autarquia estadual Nº. 8899 de 27/09/94 e reconhecida pelo Decreto Federal Nº. 74.179 de 14/06/74. A Fundação Regional de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME) - Hospital da Criança e Maternidade é um complexo hospitalar que presta atendimento geral e de alta complexidade a grande população regional, estadual e nacional.
O Serviço de Cardiologia e Cirurgia Cardiovascular Pediátrica da FUNFARME - Hospital da Criança e Maternidade de São José do Rio Preto (SP) é um Centro de Referência Nacional para o tratamento de Cardiopatias Congênitas e Adquiridas na infância e adolescência.
O residente de Cardiologia Pediátrica será admitido no serviço após realização de entrevista e avaliação de currículo, obedecendo às normas estabelecidas pela Instituição.
É exigida como pré-requisito a apresentação de diploma ou equivalente de treinamento de pelo menos dois anos em Pediatria ou Cardiologia realizado em centro reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou Sociedade de Pediatria ou Cardiologia.
Os objetivos são:
- Aprimoramento dos conhecimentos em anatomia e fisiologia cardíacas;
- Aprimoramento da semiologia cardiovascular nas doenças cardíacas da criança;
- Conhecer a fisiopatologia, clínica, métodos diagnósticos, evolução natural, tratamento, prognóstico e seguimento das diferentes cardiopatias congênitas e adquiridas na infância;
- Identificar, conduzir e orientar adequadamente os pacientes portadores de arritmias cardíacas;
- Aprimoramento de habilidades didáticas e de investigação científica;
- Conduzir reuniões científicas, clubes, seminários, em conjunto com os supervisores da especialidade e os demais residentes da pediatria geral;
- Enfoque integral da criança portadora de cardiopatia, identificando tanto suas necessidades quanto a de seus pais, suas limitações e suas possibilidades de retorno às atividades físicas;
- Atendimento adequado ao paciente ambulatorial com instruções claras quanto ao diagnóstico, formas de tratamento, prognóstico e acompanhamento posterior.