Notícias

Principais Notícias

Médico relata sucesso de transplante de coração em menino de 6 anos em Rio Preto

23/02/2021 - Reportagem no G1/TV Tem - São José do Rio Preto - Araçatuba.

Vitor Ribas da Silva, de 6 anos, foi diagnosticado com miocardiopatia, que provoca a insuficiência cardíaca, e precisava do novo órgão; ele estava internado desde 2020 no Hospital da Criança e Maternidade (HCM). 'Força-tarefa' foi criada para transportar o coração.

Vitor Ribas da Silva, de 6 anos, passou por transplante do coração no Hospital da Criança e Maternidade

Foto: HCM/Divulgação

Um dos médicos que participaram do transplante de coração realizado no menino de 6 anos que mobilizou equipes da saúde e policiais no transporte do órgão falou sobre o sucesso do procedimento no Hospital da Criança e Maternidade (HCM), em São José do Rio Preto (SP). A cirurgia ocorreu na tarde de domingo (21).

De acordo com o cirurgião cardiovascular pediátrico Ulisses Croti, foi realizado um exame que apontou que o novo órgão está em bom funcionamento e com pressão pulmonar adequada.

"Com menos de 24 horas, a criança estava acordada e sendo retirado o tubo para que ela pudesse conversar e iniciar a alimentação", afirma Croti.

"Este é um exemplo de transplante de sucesso, mas penso que é fundamental neste momento chamarmos a atenção das famílias. Em um momento tão difícil de perder o filho, uma família longe daqui teve a coragem, dignidade, responsabilidade social de doar os órgãos do seu filho."

Ulisses Croti, cirurgião cardiovascular do HCM, relatou que procedimento foi um sucesso

Foto: Reprodução/TV TEM

Assista as reportagens na TV TEM São José do Rio Preto e Araçatuba: Vídeo 1 e Vídeo 2.

Vitor Ribas da Silva foi diagnosticado com miocardiopatia, que provoca a insuficiência cardíaca, por isso precisava do novo órgão. O garoto está internado desde 2020 no HCM.

Para que o procedimento fosse realizado com sucesso, a Central de Transplantes do Estado de São Paulo informou por volta das 5h30 de domingo que havia um possível doador do coração ao menino.

Ao ser notificada sobre o possível doador de 24 anos, de Ribeirão Preto (SP), a equipe médica do HCM mobilizou policiais militares e o helicóptero Águia para fazer o transporte do coração até Rio Preto.

O órgão foi retirado às 14h30 e o transplante terminou às 17h30. O menino passa bem.

Transplante de coração em Rio Preto (SP) mobilizou policiais e equipe médica - Foto: HCM/Divulgação

 

Transplante de coração mobilizou equipes em Rio Preto (SP) - Foto: HCM/Divulgação

 

Voltar para notícias
Esse site utiliza cookies

Nós utilizamos cookies para melhorar a experiência para nossos usuários. Ao utilizar nosso site você aceita nossa política interna.